.

Reader google


Brasil pode ter eleições gerais em único ano

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a unificação das eleições federais, estaduais e municipais a partir de 2018, mantendo a regra da reeleição. As propostas seguem agora para votação no plenário do Senado e depois serão submetidas à Câmara.
Para viabilizar a realização das eleições, Renan Calheiros, relator do texto na CCJ, propôs que os candidatos a prefeito e vereador, em 2016, tenham um mandato de apenas dois anos. Renan ainda previu a redução dos custos das campanhas e dos gastos da Justiça Eleitoral. Entretanto, segundo o senador Demóstenes Torres, líder do DEM, a proposta não deve prosperar no plenário do Senado, já que irá “municipalizar as eleições federais, deixando a nação em segundo plano”.
Entre os deputados, a ideia de unificação é vista com simpatia pelos maiores partidos, mais ainda há divergências em relação à forma. O DEM defender a realização de eleições em um único dia, já o PMDB e o PT defende são a favor da realização das eleições em datas diferentes, mas em um mesmo ano.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Resenhas de Leis - Presidência da República: Resenhas - Lei nº 14.224, de 18.10.2021 e outros...

Resenhas de Leis - Presidência da República: Resenhas - Lei nº 14.224, de 18.10.2021 e outros... : Presidência da República Secretaria-Gera...

Itens compartilhados de zené